+Cirurgias

O centro cirúrgico do Hospital Veterinário Atibaia está equipado com sala de cirurgia, sala de paramentação, sala de preparo e recuperação do paciente. Possuímos anestesia inalatória com respirador, foco cirúrgico, bomba de infusão automática e monitor cardíaco com oxímetro e eletrocardiograma em tempo real.

Nossa estrutura possibilita a realização dos mais variados procedimentos, desde simples intervenções como castrações e remoções de tártaro até complexas como laparotomias, toracotomia e cirurgias ortopédicas inclusive coluna vertebral.

Para garantir o conforto e a segurança de nossos pacientes, o centro cirúrgico fica em um local privilegiado em nosso hospital, ocupando uma área isolada de nossas outras atividades e ao mesmo tempo com fácil acesso justamente para os quadros emergenciais.

Temos cirurgiões altamente capacitados bem como equipe treinada com anestesista e enfermeiros.

A preparação do local cirúrgico, da equipe e do material é conseguida através de técnicas assépticas (esterilização de instrumentais e panos em autoclave, desinfecção da sala com desinfetantes hospitalares, uso de gorro e mascara, preparação adequada do paciente), visando evitar a contaminação cruzada na cirurgia.

Todos os procedimentos são realizados com acompanhamento de um médico veterinário capacitado, com avaliação constante dos parâmetros fisiológicos (batimentos cardíacos e respiratórios, temperatura, pressão arterial).

Os cuidados pós-cirúrgicos são essenciais para o sucesso do tratamento; dependendo do tipo de cirurgia haverá uma variação no período de permanência no setor de internação. Cuidados intensivos devem ser realizados para total recuperação do paciente: controle da dor, temperatura corporal, suporte nutricional, controle débito urinário, administração de fluidos intravenosos entre outros.

O hospital oferece ainda serviços nas diversas áreas da cirurgia:

Cirurgia Geral (Tecidos moles)
cesarianas, OSH ( esterilização de fêmeas), orquiectomia ( esterilização de machos), hérnias, cistotomia, gastrotomias, laparotomias, entre outros procedimentos.

Cirurgia Ortopédica
Envolvem o sistema musculoesquelético. Diferentemente do que se costuma acreditar, a cirurgia ortopédica não trata somente fraturas, mas também deformidades congênitas, problemas crônicos e traumáticos relacionados ao uso excessivo do tecido ósseo.
Envolve correção de fraturas com utilização de implantes, cirurgias articulares como ruptura de ligamento cruzado, luxação de patela entre outras.

Cirurgia Oncológica
Cirurgia que visa a retirada de tumores ou material para biópsia. Muitos tumores podem ser tratados com cirurgia exclusiva ou combinação com quimioterapia.

Cirurgia Oftálmica
Cirurgias palpebrais, cirurgias de córnea e resolução de cataratas ( método facoemulsificação).

Neurocirurgia
Cirurgia que visa a correção de doenças congênitas ou adquiridas do sistema nervoso central ou periférico, que muitas vezes provocam dor e limitação física como paralisia dos membros. Atualmente a neurocirurgia abrange mais situações relacionadas aos processos compressivos (hérnia de disco, instabilidade vertebral, fraturas e luxações vertebrais).

Cirurgia Emergenciais
Cirurgias que necessitam intervenção cirúrgica imediata. Incluem-se os traumas (hemorragias persistentes, ferimentos penetrantes, ruptura de órgãos, hérnia diafragmática), obstrução gastrointestinal (corpo estranho, tumores), acidente gastrointestinal (torção de estômago, intussuscepção) e os partos distócicos (cesarianas).

AGENDE JÁ SUA CONSULTA