ULTRASSOM

A ultrassonografia é um método rápido de obtenção de imagens no diagnóstico e tratamento de pequenos animais. É uma técnica não invasiva e segura que proporciona informações úteis sobre os órgãos abdominais e, nos casos de prenhez, sobre o desenvolvimento, a idade gestacional e a viabilidade dos fetos.
us1

- Biópsia orientada por ultrassom
- Aspirado com agulha fina guiada por ultrassom
- Cistocentese – ou punção da bexiga (para alívio nos casos de obstrução ou para coleta de exames)
- Drenagem de cavidade (efusão pleural, torácica ou pericárdica).

us3
  • Para realização dos exames ou dos procedimentos, na maioria dos casos, não é necessária sedação, mas o paciente deve ser contido adequadamente. Para isso, solicitamos que o animal seja acompanhado de duas pessoas.
  • us2Os pêlos impedem a realização do exame, por isso a depilação é necessária.
  • A presença de alimentos e gás no abdômen dificultam muito a realização de um bom exame. Assim, é necessário jejum alimentar de no mínimo 6 horas.
    • Para que a bexiga contenha urina, deve-se oferecer líquidos (exceto o leite que está contra-indicado por produzir fermentação e gazes) e impedir a micção nas duas horas que antecedem o exame.
    • Para auxiliar no diagnóstico médico o HOSPITAL VETERINÁRIO ATIBAIA possui sala própria para realização de exames de imagem, profissional capacitado com acompanhamento direto ao clínico.